1958

Sem dúvida alguma o português com mais experiência em mecânica Porsche e seguramente um dos mais antigos a nível mundial ainda em actividade, João Gomes tem no seu CV nada menos que 56 anos ao serviço da marca de Stuttgart. Ainda muito jovem fez em 1958 o curso de formação no importador Volkswagen para Portugal, Guérin Limitada, tendo entrado oficialmente para a empresa no ano seguinte, 1959. Por lá continuou até à sua extinção em 1992, altura em que se estabeleceu por conta própria.

Até 1961 todos os Porsche eram assistidos pela Guérin nas mesmas instalações e pelo mesmo pessoal que assistia os Volkswagen. De resto até 1955 os mecânicos utilizavam o mesmo manual de manutenção para assistirem indistintamente os Porsche e os VW, uma vez que até então ambos os modelos partilhavam um número considerável de componentes.

Em 1961 é criada na Guérin a equipa Porsche formada pelos mecânicos Gilberto Correia, João Gomes e Bartolomeu, a qual passaria a trabalhar exclusivamente nos carros desta marca marcando definitivamente a separação entre VW e Porsche no âmbito do representante para Portugal. Logo depois seria criada a secção Porsche na oficina 9 da Guérin, um pequeno espaço situado no departamento OM (Outras Marcas) desta grande garagem onde a Volkswagen continuava a ter uma posição dominante. Era aí que no início da década de 60 se fazia a preparação dos Porsche 356 de Basílio dos Santos, por exemplo, que tantas vitórias conquistaram em provas de rallye e velocidade. De igual forma, foi na “nove”  da Guérin que os carros da Polícia de Viação e Trânsito (PVT) foram transformados e adaptados às suas novas funções, uma vez que na origem não eram mais que simples modelos de série.

Sob a orientação de Pedro de Jesus os mecânicos da equipa Porsche recebiam anualmente a visita de um técnico alemão da marca que os vinha actualizar em relação aos mais recentes procedimentos recomendados pelo fabricante, um “luxo” que não era muito comum na época.

gomes

João Gomes, ladeado por Luis Brito e pelo Presidente da Câmara de Cascais, ao receber o troféu de carreira que lhe foi oferecido pela organização do 39º International Porsche 356 Meeting que teve lugar no Estoril em 2014.